sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Pérolas das despesas públicas

Ninguém pode ter a certeza de que o dinheiro dos contribuintes é, na maioria, bem gasto. Resta-nos a esperança... Contudo, quando me deparei com site transparencia-pt.org, onde estão descritas algumas despesas públicas, até a esperança se desvaneceu!

Entre despesas necessárias e plausíveis, encontram-se algumas que vale a pena olhar com mais atenção. É só reparar num de muitos exemplos:


Empreitada de Obras Públicas para Instalação da Loja do Cidadão de Murça:
134.950,00 €

Empreitada de Obras Públicas para Instalação da Loja do Cidadão de Faro:
1.399.950,00 €


A diferença é de 1.265.000,00 euros! Como é possível?! E que conclusões se podem tirar daqui? Ou a Loja do Cidadão de Murça vai limitar-se a um espaço mínimo, com fracos acabamentos e sem qualquer conforto, ou a loja de Faro será um verdadeiro resort para os seus utentes! Resta esperar que as construções estejam prontas e verificar o que justifica esta discrepância de preços. Ou, então, há alguém que vai lucrar muito dinheiro à custa dos contribuintes...
É claro que também há a hipótese de alguma das autarquias se ter enganado no valor publicado, mas, se for o caso, não deveria haver mais rigor com os dados que são facultados aos contribuintes que pagam estas obras? Afinal, o nome deste site é “Transparência”…

Convido-vos a deixar outras interpretações destes valores e a visitarem o site para que possam ver outras “pérolas” aí descritas.


Dá vontade de cantar: "Eu sou o Bob construtor..." , afinal, para além das crianças, há muitos autarcas e empreiteiros que precisam de aprender com estes desenhos animados!





4 comentários:

Mena disse...

Olá!
Também já visitei esse sítio e fiquei estupefacta com os gastos que aparecem a todos os níveis... Lembro-me de uma autarquia que apresentava uma despesa em papel higiénico gastronómica, dizia até a quantidade de papel e o seu preço total, fiz as contas e não sei onde é que se compra papel tão caro assim e isto é um exemplo entre milhares. Um roubo, alguém se anda a abotoar com o dinheiro dos pobres contribuintes... Uma vergonha!
Bom fim-de-semana.
Bj
Mena

Letra a Letra, Passo a Passo disse...

Este site é um espectáculo e os resultados lá apresentados são um verdadeiro circo!!! É pena é sermos nós os palhaços!!!
Um beijinho.

caloca disse...

Olá. Pois fiquei curiosa quanto a este site , tenho que lá ir espreitar, mas decerto so vai confirmar aquilo que escrevi no meu blog "o nosso país a bater no fundo".
Jinhos e bom domingo
Armanda

Mena disse...

Olá!

Deixei um monte de miminhos no meu blogue, passa lá e trá-los para aqui.
Boa semana!
Bj
Mena