segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A notícia certa

Felizmente, ainda há notícias como esta que nos fazem depositar esperança no intelecto humano. Bem-aventurados os que usam os seus talentos para construirem um mundo melhor!

Jovem português cria primeiro fígado humano em laboratório

Um jovem português de 33 anos conseguiu criar em laboratório o primeiro fígado humano. Pedro Baptista, responsável pela equipa do instituto norte-americano que fez a investigação, pretende criar órgãos para transplante humano.

Muito mais pequeno do que um fígado humano (cerca de dois quilos), o órgão criado no laboratório de Medicina Regenerativa da Universidade de Wake Forest tem apenas 2,5 centímetros de diâmetro e pesa pouco mais de cinco gramas.

Pedro Baptista garante que aquele tecido "possui muitas das funções que o fígado tem", mas agora é preciso descobrir a fórmula certa para o fazer crescer.

O investigador sublinha que "este é um passo importante para os doentes porque são os primeiros fígados alguma vez feitos em laboratório que têm função de um fígado humano", lembrando que "já outros grupos tinham conseguido fazer fígados, mas apenas com células animais".

A descoberta poderá ser também importante para atestar a segurança de novos medicamentos: "Para o estudo do metabolismo de drogas e de toxicidade de químicos faz mais sentido usar este tipo de tecido, com células humanas, do que os tecidos de células animais, porque nem sempre os órgãos animais metabolizam as drogas e os químicos da mesma maneira do que os humanos", explica.

Apoiado no último ano por estudantes da universidade, Pedro Baptista publicou a sua investigação no jornal "Hepatology".



Fonte: Expresso

1 comentário:

Joana disse...

Isto há cada coisa! LOL