segunda-feira, 27 de abril de 2009

Se eu fosse...

Se eu fosse uma viagem, seria...
Et si tu n'existais pas, Dis-moi pourquoi j'existerais... não, Joe Dassin não me encanta particularmente. Gosto de reviver os bons momentos do Passado (de preferência ao som dos Guns N' Roses), mas sempre com um olhar para o Futuro!

Se eu fosse um livro, seria...
Tento não deixar a monotonia tomar as rédeas da minha vida, mas há dias em que a rotina sabe muito bem!

Se eu fosse um super-herói, seria...

Até concordo com a parte da gasolina, mas as mordomias e os gadgets caros não fazem parte das minhas prioridades. Quanto às cavernas e o latex...bem, acho que depende da situação e da companhia!

Se eu fosse uma música dos U2, seria…

Sem comentários... :)

Se eu fosse uma personagem da animação infantil, seria…

Sim, tenho imaginação fértil, mas não gosto de mandar nos meus amigos e muito menos de abusar deles! Bem pelo contrário, até dizem que sou bastante diplomática!

-------------------------------------------

Depois de tantos testes, mostro-vos os selinhos que a Mena me passou. Mais uma vez, muito obrigada Mena!



Sintam-se à vontade para levarem os selinhos que ainda não possuem!


Boa semana!

domingo, 26 de abril de 2009

Santo Condestável

Neste que é o dia da canonização de D. Nuno Álvares Pereira, não podia deixar de prestar a minha homenagem a esta personagem importantíssima na História de Portugal e patrono da minha escola.


Nuno Álvares Pereira (24 de Junho de 1360 — 1 de Novembro de 1431). Filho do nobre D. Álvaro Gonçalves Pereira, prior do Hospital, ingressou na corte aos 13 anos e é armado cavaleiro por D. Leonor Teles com o escudo do Mestre de Avis, de quem se torna amigo. Adere à causa do Mestre contra Castela, e desempenha um papel fundamental na crise de 1383-1385, lutando pela independência de Portugal de forma corajosa, inteligente e piedosa (no final das batalhas, mandava prestar auxílio aos feridos do exército castelhano). Com a independência assegurada e com a aclamação do Mestre de Avis no trono português, D. Nuno Álvares Pereira é nomeado Condestável do Reino e mordomo-mor (acumulado com os títulos de conde de Arraiolos, de Barcelos e de Ourém). Depois de cumprir a sua missão militar, professou em 1423 na Ordem dos Carmelitas, tomando o nome de Frei Nuno da Santa Maria. Mandou edificar o Convento de Santa Maria do Carmo, em Lisboa, onde morreu, já com fama de santo. Desde o século XV que é objecto de culto, o que foi reconhecido pelo Papa, em 1918. É chamado Santo pelos Portugueses e pelos Carmelitas, e Beato pela restante Igreja, até o dia de hoje em que será mundialmente reconhecido como Santo!


"Não tenhais medo por serem muitos, nem pelas ameaças que fazem com os seus gestos e alaridos, pois tudo não passa de um pouco de vento, que dentro em breves momentos terminará. Deveis ser fortes e esforçados, recebendo a grande ajuda de Deus, por cujo serviço ali estavam, defendendo a justa causa do Reino de Portugal."
-citação de D. Nuno Álvares Pereira, in Crónicas de Fernão Lopes

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Love's birthday

Hoje é a celebração do aniversário de uma história de Amor! Por isso, dedico este post inteiramente ao meu noivo, companheiro, amante e amigo…




Quando recordo os nossos primeiros passos, vejo como foste corajoso e perseverante. O primeiro parágrafo de uma história é sempre o mais difícil de escrever... No entanto, conseguiste descodificar-me, compreender a minha simplicidade complexa e, então, encontraste a chave do meu coração e nele plantaste a sementinha do Amor…
Sabias que o terreno estava incerto e, ainda assim, lutaste para que essa sementinha pudesse germinar… Cuidaste dela com dedicação, regaste-a com ternura e esperaste pacientemente…
Esse foi o início de uma história (interminável?) escrita a dois, de uma caminhada de mútua descoberta, com alegria e com obstáculos, com lágrimas de profunda felicidade, mas também de sofrimento, com momentos de uma cumplicidade que não se adquire, constrói-se com laços de intimidade, de segurança, de respeito, de confiança e de perdão.
Contigo encontro o potencial máximo para as minhas qualidades e compreensão para os meus defeitos; sinto que as nossas semelhanças nos unem e as nossas diferenças completam-se, assim como a distância nos aproxima e a proximidade nos arrebata…
Muito mais poderia escrever, mas sabes que há palavras que não preciso de pronunciar… consegues lê-las no meu olhar, no meu sorriso, nas melodias que entoo e no toque de um silêncio cúmplice e partilhado.



segunda-feira, 20 de abril de 2009

Um passeio bucólico

Ontem, numa tímida tarde de Primavera, parti à aventura com alguns elementos do meu grupo de CVX… Éramos 10 adultos e 2 crianças, mas pelo entusiasmo geral, éramos, na verdade, 12 petizes! Fizemos uma caminhada pelo Minho campestre, rumo à capela de S. Bento. Foram, aproximadamente, 8 quilómetros percorridos em 2 horas e meia cheias de alegria, salutar convívio, alguns arranhões, caminhos intransitáveis e maravilhosas paisagens.
Apesar de termos calcorreado caminhos que distam poucos quilómetros da cidade, por momentos senti que estava num outro tempo e lugar, onde a pureza bucólica é capaz de apaziguar os corações inquietos e o stress não tem significado...
Inebriados pelo aroma suave das folhas acabadas de nascer e da terra humedecida pelas últimas chuvas, parecia que a Natureza nos dava as boas-vindas com os seus tapetes de singelas florinhas campestres. Com uma moldura assim, nem os esforços exigidos pelas exigentes subidas e obstáculos diversos foram capazes de nos fazer vacilar. Esta caminhada, que exigiu muito do físico, fortaleceu não só os nossos músculos, como também os laços que ligam estes citadinos, sempre muitos ocupados na sua vida diária. Soube-me muito bem esta abstracção da agitação urbana e despojamento das coisas mundanas – pronto, confesso, “quase” despojamento porque o telemóvel ia no bolso (mas foi por uma boa causa: precisava de tirar fotografias…).
E como uma imagem vale mais do que mil palavras...


Ali estão as ovelhas e, mais atrás, o bosque... Será que o Lobo Mau estava à espreita?




Seguindo o trilho...




Mais ovelhas (afinal não estava lá o Lobo Mau, acho que a crise o afugentou...) e a beleza simples das simples coisas...




Uma das minhas orações favoritas: a de S. Francisco de Assis.




Esta é a "Árvore Mensageira". Trata-se de uma escultura de ferro forjado, cujos "frutos" são garrafinhas com mensagens de crianças do 1.º Ciclo.


Vista panorâmica de Vizela.


O nosso destino: a capela de S. Bento. (Para verem mais pormenores deste local, cliquem aqui.)

Agora que revejo mentalmente os sítios por onde passámos, verifico que estas fotografias dão uma parca visão das maravilhas que vimos... mas esta fotógrafa estava mais empenhada em conviver e sonhar, do que em fazer a reportagem fotográfica desta viagem. Prometo que, na próxima, tirarei fotografias capazes de ilustrar mais eficazmente o encantamento provocado...

Termino com as flores que a Mena está a presentear as suas visitantes (é sempre bom receber flores mas estas, em particular, combinam mesmo com o que foi escrito).


sexta-feira, 17 de abril de 2009

Hoje é dia de miminhos!

Hoje, quando cheguei a casa, o meu afilhadinho foi a correr para a porta do meu quarto. Queria mostrar-me o que o "ateio" (carteiro) trouxe para a "ninha" (forma mais recente de chamar a madrinha). E foi com grande alegria que vi uma embalagem vinda do outro lado do Atlântico! Era a parte da Sabrith na troquinha Pandorfimo!


Vejam só os mimos lindos que me enviou:


Adorei tudo, tudinho! O porta-chaves Biscornu já tem uma bolsa destinada (a minha bolsa da Pucca) e o aroma da alfazema já perfuma a casa. As lindas pecinhas Pandorfimo vão fazer companhia às que recebi das outras meninas num lindo porta-chaves (depois mostro). Mas não resisti e coloquei de imediato o gancho (Tic Tac) no cabelo... agora, também uso "By Sabrith"!


Aqui está o que enviei à Sabrina (que recebeu há algum tempo e já sei que também gostou), mas só agora passo a publicar:


Esta foi uma excelente entrada no fim-de-semana!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

E o número mágico é... 46!

Neste dia de Primavera a saber a Inverno, venho revelar o resultado que obtive num teste de personalidade, que tive conhecimento pela minha madrinha/ afilhada Joana (o teste está disponível em garcaconfiante.blogspot.com). Convido-vos a fazê-lo e a publicarem os vossos resultados.

No meu caso, obtive 46 pontos, o que conduz à seguinte conclusão:

41 A 50 PONTOS: Os outros vêem-no como uma pessoa fresca, cheia de vida, charmosa, divertida, prática e sempre interessante, alguém que está constantemente no centro das atenções, mas que é suficientemente equilibrada para não deixar que isso lhe suba à cabeça. Também a vêem como uma pessoa amável, com consideração pelos outros e compreensiva, alguém que está sempre disposto a animar e a ajudar os outros.

As pessoas que me conhecem são as mais indicadas para discernir sobre a adequação (ou não) dos atributos a esta brunette...


A minha madrinha/afilhada também me passou um desafio muito interessante, ou melhor, intradutível! Obrigada Joaninha!



As regras são as seguintes:

Apresentar o link da pessoa que me ofereceu o selo;

Escrever as regras do selo no meu blog;

Contar 6 coisas sobre mim;

Apresentar 6 links de amiguinhas blogueiras;

Fazer um comentário nos blog's das amiguinhas blogueiras escolhidas.


As 6 coisinhas sobre mim:

1- Vivo em Guimarães, mas considero-me uma cidadã do Mundo!

2- Sou professora numa grande escola.

3- Completei 3 décadas este ano, mas acho que estou cada vez mais infantil (deve ser contágio dos alunos).

4- Tenho um afilhado e uma afilhada que são os meus filhos de coração!

5- Estou noiva há 5 meses, mas já namoro há anos!

6- Gosto de aproveitar e saborear as pequenas coisas da vida...


Passo este desafio às seguintes meninas:





terça-feira, 14 de abril de 2009

Estrelas e Divas

Agora que terminou a revigorante pausa de Páscoa, regresso para mostrar os selinhos que me foram passados.


A Mena ofereceu-me um selinho muito engraçado, propício a estrelinhas apaixonadas:



E a Sabrith passou-me um selinho cheio de "glamour":

I'm a Diva!


As Regras:

1ª Linkar o Blog que criou o selo: Diva's Vogue e Diva's to You.

2ª Listar 3 atributos que te tornam uma verdadeira DIVA.

3ª Indicar 5 blogs para receberem o selo.



Aqui estão os meus atributos de DIVA:

1- Amo e sou amada;

2- Tenho sentido de humor, mesmo nas situações mais difíceis;

3- Dou o melhor de mim.

E aqui estão as 5 Divas:

1.Joana

2.Mena

3.Caloca

4.Habiba

5.Carla

Uma boa semana para todos!

sábado, 11 de abril de 2009

Happy Easter!


Desejo a todos uma Páscoa Feliz!



Mas cuidado com o "Cãoelhinho" da Páscoa!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Uma boa Semana Santa!

Olá! Aproveitei uma pausa nesta pausa de Páscoa para deixar aqui alguns gatitos marotos (já tinha saudades deles...) e para desejar que, nesta Semana Santa, estejam especialmente presentes o Amor, a Compreensão e o Perdão no caminho sinuoso que temos de trilhar, cada um com a sua cruz...

Este gatinho pode aproveitar as férias para estudar Matemática...

funny pictures of cats with captions

E este vai desvendar crimes... que ele próprio cometeu!

funny pictures of cats with captions


Uma boa Semana Santa!